Como Deus tratou Elias?

Terapia Centrada em Jesus Cristo(TCJC)

Como Deus tratou  Elias? Esse sim,é um Perfeito Terapeuta!

Os procedimentos terapêuticos no trato com Elias.

Cuida das nossas necessidades físicas no deserto e na caverna. Nos alimenta, nos sacia a sede e nos faz descansar, dormir;  o pão nosso de cada dia nos dá hoje, pão físico e espiritual, logo supre todas as necessidades para que estejamos bem receptivos de seus cuidados (1Rs19:5-8),  o Senhor é o meu Pastor, nada me faltará em todas as circunstancias favoráveis ou desfavoráveis a nós. Sl 23. Sempre temos a providência dEle! Ele é a nossa energia de viver.

Deus nos trata de modo individual, pois Ele nos conhece pelo nome, sabe de detalhes de nossa vida, Ele amorosamente nos fala ao coração, no íntimo, ao pé da orelha. Ele sonda o nosso interior e nos impacta com sua atenção seletiva e presença calorosa. Você é único para Ele! (1Rs19:9,13). A palavra nos garante novo nome, nova morada e um novo corpo totalmente restaurado, livres da corrupção atual causada pelo pecado (Rm3:23;6:23). O que fazes aqui?

Trabalha as nossas lembranças de como sempre nos cuidou e supriu em todos os momentos anteriores de nossa caminhada com Ele. Fez Elias relembrar o que Deus fizera por meio dele antes. Nós temos o hábito de esquecermos os livramentos e provisões recebidas. Essa lembrança no trás de volta com um espírito de gratidão e de adoração ao nosso Deus ( Jo4:23;1Rs19:11,12) está dentro do processo de cura, de volta para o Pai.

À semelhança do filho pródigo, quando se acha na penúria, então lembra-se  da felicidade de estar com o Pai, seus cuidados e provisão (Lc 15:17-18).

Ouviu a fala de Elias.Qual o motivo de sua tristeza?Levou-o ao desabafo. Achava-se único, perseguido, ameaçado por Acabe e Jezabel, pensava que era o último profeta, sentia-se solitário, com muito medo. A pessoa em um estado depressivo acha que seu problema não tem solução, quem possa solucionar. Daí sempre a oportunidade que Deus nos oferece de restauração, cura;quando buscamos, temos sempre socorro!

Seu quadro agrava-se mais sem ter alguém para desabafar. Conte com Deus, conte com os seus filhos. Deus está pronto a ouvir você (1Rs19:9,13,14)! Desabafe com Ele pela oração, pela partilha de suas crises com conselheiros bíblicos, que sempre seguirão os conselhos de Deus e lhes apontarão o caminho seguro. Falou com Elias. Deus quando nos fala, fala com amor, intimidade, suavidade e ternura e revela seu poder de restauração, de socorro e cura (1Rs19:12) Você está pronto para ouvir Deus falar ? Ouça Ele, pare e ouça….Deus está falando com você, não O está ouvindo? Ele fala no silêncio!

Ele trata conosco sem censura, sem cobranças, sem pressão(psi), considera a nossa vontade de poder escolher a Dele espontaneamente, livremente. E nos revela que Ele possui outros seguidores (1Rs19:18), embora tenhamos a impressão de que só nós o seguimos, pois não temos a visão de quantos servem realmente a Deus.  Há uma preocupação pela quantidade como um dispositivo de pseudo segurança. A segurança, coragem e firmeza devem vir de nossa fé em Deus e nunca das pessoas, circunstancias ou pelas multidões que se apresentam em servir a Deus.

Nunca devemos nos esquecer que as mesmas multidões que seguiam a Jesus, são as mesmas que o abandonaram, certamente que buscavam-no por interesses egoístas. Nem por isso Jesus deprimiu-se, Ele é o nosso modelo perfeito de filho de Deus.Caminho Ùnico  de paz, saúde e felicidade, céu(Jo 14:6).   Deus quer que nos sintamos úteis (1Rs19:15-16), que Ele conta conosco. Deus nos cura, nos restaura e nos põe para servir ( terapia ocupacional). Ele te fez, Ele te aconselha, Ele te alimenta, Ele te socorre, te cura e lhe faz útil em Sua causa!  Sirva a Deus, seja útil ao próximo, seja servo em Seus ministérios. Veja que Deus disse que Elias deveria ungir mais dois reis e um profeta para o substituir aqui na missão(Elizeu).

As vezes achamos que  somos insubstituíveis.  Somente Deus nos dá a tarefa e devemos devolver a Ele e aguardar a nova missão. Ele é o dono, nós os mordomos!    Deus no controle (Sl37:3,5,7).  Confie, entregue, tenha prazer n’Ele, pois Ele é o nosso dono e sempre tem um novo  e melhor plano para nós, os seus filhos. Revela a Elias que os governantes maus (Acabe e Jezabel), bem como os idólatras seriam punidos e que Ele protegeria os filhos obedientes a Ele.  Quando temos confiança e andamos na visão e nos planos de Deus, não temos medo, preocupação, angústias, toda tristeza e depressão vão embora. Seguimos com Ele para sempre na nova missão que nos dá (1Rs19:15-19).

 Devemos nos submeter ao seu governo (Nm12:4), pois Ele é o governante perfeito que nos trata, nos dá missão, nos instrui, nos anima e nos faz sempre úteis em sua grande obra.

Isso é que nos faz de verdade felizes, plenos em Cristo, que é a nossa “carruagem” que nos conduz em segurança à sua Suprema Presença.

Pr. Gilson Fontes da Cruz.

Translate »