Modelo J-12 (Jesus e seus doze).

MODELO  J-12 (JESUS E SEUS DOZE) DNA DE CRISTO SENDO COMPARTILHADO

O modelo J-12 tem ênfase na santificação e crescimento natural, sem cobrança, isto é, sem pressão de produção industrializada.Com varas Limpas, o Senhor produz e transporta por elas!

“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” Jo15:8

“Eu sou a videira; vós sois as varas. Aquele que permanece em mim, e no qual eu permaneço, dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer.”João 15:5.

Os líderes treinados sob este modelo pescarão com redes. De que forma? Com o modelo de Jesus e seus doze por isso usamos o termo J-12.Os doze geraram os setenta, depois cento e vinte e mais de milhares de seguidores… e milhões entre os povos.

Tabela

Na multiplicação dos 5 pães e dois peixes que Jesus realizou, este modelo serve para aplicarmos na multiplicação de seguidores dele. Que com poucas pessoas ou um pequeno grupo, o Senhor em nosso meio se multiplica. Veja o esquema:Desde Jesus até os milhões de seguidores foram servos na colheita. Se no dia a dia de nossas vidas nós comunicamos sobre tudo e todos os assuntos, por que não comunicar a Vida de Cristo em nós? Somos chamados para sermos servos nesta grande colheita.

2×5 = 10 = 1 casal (2 pessoas) x 5×2 casais = 12 pessoas (seis casais) Multiplicadores da Vida de Cristo em nós = LPGCMs -Líderes de Pequenos Grupos de Casais Multiplicadores.

lider

Vamos gerar filhos para Deus? Neste modelo focalizamos o Arrependimento, Adoração, Edificação, Relacionamento Bíblico, Salvação e multiplicação. Como pescar com redes? Temos que preparar a rede. Como? Orando, escolhendo os elementos que comporão a rede!E então prepare a rede com estes escolhidos, selecionados e passe a caminhar com eles no seu dia a dia, compartilhando a vida de Cristo neles e com eles (Mc3:14). Lógico, vamos ter que passar etapas ou as fases próprias(problemas relacionais) de uma convivência de grupo.

Pescando com redes 2

Após o grupo de até 15 pessoas entre 6 e 7 casais terem sido selecionados com oração pelo pastor e líder do grupo. Começa então a formação do PGMs (Pequeno Grupo de Multiplicadores) Ou LPGM (Lideres de Pequenos Grupos Multiplicadores)e se for só de casais, então ficará (LPGCMs) Lideres de Pequenos Grupos de Casais Multiplicadores. Então, este grupo se reunirá em um dia, local e horário fixo. Com Oração, seleção, formação, transparência, tempestades(conflitos relacionais) e então multiplicação, são as fases no grupo.

Pescando com redes 3

Com o grupo já selecionado, agora vamos conviver sempre compartilhando a Vida de Cristo em nós e por nós dentro do grupo. Quais as qualidadesque estes líderes multiplicadores devem ter? Paciência, Alegria, Liderança, Credibilidade, Liderança visionária, Sucesso, Visão, Espiritualidade e Fidelidade à Bíblia.

 Pescando com redes 4

Além dessas 9 qualidades que devem acompanhar os líderes multiplicadores no processo de feitura da rede e utilização desta para uma boa pescaria, faz-se necessário mais 4: Eles devem ser Desbravadores, Influenciadores, Firmes e Cuidadores! Em todo o processo de implantação e utilização da rede no processo multiplicador para uma boa colheita no Reino de Deus!

Pescando com redes 5    

Os Problemas dos pequenos grupos

Bem, não pensem que trabalhar com grupos de pessoas é algo fácil, pois onde se reúnem gente, há problemas! Por isso, eis os principais problemas que teremos que enfrentar com a sabedoria de Deus: Orgulho espiritual, Administração inadequada das finanças, Esquecer as crianças, Doutrinas e Práticas distorcidas, Ignorar os problemas individuais, Participantes desviados ou esgotados, Proselitismos e Infiltradores com a finalidade de desviar o Pequeno Grupo ou LPGCMs – Lideres Pequenos Grupos de Casais Multiplicadores  da sã doutrina. Por isso os líderes devem ser supervisionados e mentoriados pela Palavra de Deus e por líderes fiéis à Palavra, às Escrituras, segundo a ótica de Jesus Cristo.

 Pescando com redes 6

Assim, com todos servindo na colheita, uma equipe de J-12 coesa conforme Lc5:6-10; Ec4:9 utilizará a rede juntos e gerenciará o Pequeno Grupo Multiplicador, o líder deve: Servir, dar palavras de incentivos, levar o PGMs a melhorar a produtividade em uma boa sinergia de grupo (trabalho em equipe), proteger, não se escandalizar, orar uns pelos outros. Qual a maior finalidade? Compartilhar Jesus, parceria, trabalho em grupo, invasão e crescimento do grupo como participantes e no ganho dos novos.
No PGMs com relacionamentos, aprende-se, ama-se, tem espaço de participação de cada um, libera-se e fica-se pronto para dividir para multiplicar, a partida.

 Pescando com redes 7

Diz a palavra em Eclesiastes 4:9 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” Se Deus está presente e ouve a oração de dois ou três em comum acordo, logo Ele abençoa o PGMs ou LPGCMs! No Pequeno Grupo é preciso aprender a ensinar, pregar, “pastorear”, e criar novos PGMs.

Pescando com redes 8

Como devem ser os líderes, qualidades do líder do PGMs ou LPGCMs (casais)?
“Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” At13:2
Ele deve ser um Servo com propósito; com prioridades em orar, jejuar e servir;ter os seguintes procedimentos: Servir de modelo ” os quais servem ao que é modelo e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: “Vê que faças todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte” Hb8:5; E a personalidade de fazer discípulos; ter princípios e multiplicar, gerando outros seguidores no modelo de Jesus Cristo.

Pescando com redes 9

Achando líderes, nos templos e nos PGMs (Pequenos Grupos Multiplicadores) Deve-se trabalhar a integração dos novos crentes, sempre buscando líderes em potencial, levá-los a participar no PGMs, oferecer doutrinas básicas*, pois esta decisão é para levá-los ao Batismo pelo seu pastor.Ter um trilho de treinamento* de discipulado e segui-lo para crescimento na fé e no conhecimento. ** Pode pedir os conteúdos das doutrinas básicas e sugestão do trilho para capacitação.

 contato@pibcascavel.org.br ou prgilson7@gmail.com

Pescando com redes 10

Aprendendo com o Mestre Jesus Cristo, Os Princípios de Jesus e seus 12 seguidores.
Todas as pessoas são líderes em potencial “Ajuntaram-se a ele todos os que se viam oprimidos, todos os que se achavam endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe sobre eles. Eram com ele cerca de quatrocentos homens.” 1Sm 22:2.

 Todos os discipulados, serão capazes de também discipular, todos que são ministrados, deverão ministrar a outros. Todos os líderes deverão criar seus grupos(PGMs) e seguirão sendo mentoriados pelo seu líder, pastor pastoreado por Jesus, Supremo Pastor (Sempre seguindo os princípios da palavra de Deus) Todos os líderes precisam receber treinamento, supervisão, apoio, ferramentas para servir e sempre ter oportunidades de crescimento no servir!

Pescando com redes 11

Ganhando vidas nos relacionamentos:

Sempre o PGMs – Pequeno Grupo Multiplicadores, original, a mãe, passa a ser de líderes multiplicadores, sempre mentoriados e em contínuo treinamento!
Todos devem ganhar novas pessoas dos seus relacionamentos
para Cristo e sempre formar novos líderes multiplicadores no modelo de JESUS CRISTO! Estes participantes são aprendizes na prática e na teoria no PGMs mãe e no seu PGMs implantado e cuidado para também multiplicar-se com qualidade Bíblica!

Pescando com redes 12

Nos PGMs haverá tarefas em equipe para aprenderem a compartilharem as tarefas. Os participantes estão ligados na rede da cooperação, logo, toda pescaria é em equipe, sob a direção do Mestre, Jesus Cristo. Todas as atividades são compartilhadas e todos os participantes estão na colheita, na obra do Senhor! Mas chega o momento da divisão nos grupos homogêneos (casais, jovens, mulheres, homens, crianças) estes são mais fáceis.

Sempre deve ter um data para divisão da multiplicação, com alegria e para a glória de Deus. “Crescei e multiplicai”. Tudo de forma harmoniosa e supervisionada, sempre sob uma liderança abençoadora, edificadora em comunhão para crescimento do Reino de Deus!

Pr. Gilson Fontes da Cruz

www.radiopibcascavel.com.br
www.pibcascavel.org.br
www.missaoboavista.com.br
www.youtube.com/user/pibdecascavel
www.facebook.com/pibcascavel?_rdr
www.facebook.com/liderescasaismultiplicadores
Bibliografia

A igreja em células/ Larry Stockstill, Betania, 2000;

Multiplicando a Liderança/ Joel  Comiskey, MIC, 2008;

Seja um Supervisor de Células Eficaz/ Joel Comiskey, MIC, 2006;

Reuniões Atraentes/ Joel Comiskey, MIC, 2013;

DNA Central/ Seminário Transmitindo o DNA;

Pequeno Grupo Multiplicador (PGMs), Relacionamentos/ Tunala, Marcio, 2014.

Translate »